quinta-feira, 29 de abril de 2010

O dia do Trabalhador e Doze conselhos para ter um inforto Feliz

Esta semana comemoramos o dia do trabalhador. Precisamos lembrar que trabalho não é sinônimo de emprego. Alguns tem emprego de carteira assinada com todos os direitos, porém não trabalha. Outros, como uma dona de casa, que não tem emprego formal, trabalha muito durante o dia para dar conta dos filhos, da comida, da casa, e ainda tem aquele marido chato que chaga exigindo que esteja tudo pronto. Trabalhador não é aquele que fica na cama, ou em frente a televisão o dia inteiro, mas o que ocupa o tempo e a mente com coisas que contribuam para sua vida.


Todo trabalho, sendo ele empregado ou não, dignifica o homem. Principalmente quando sentimos prazer naquilo que fazemos, não importa se é remunerado ou não; se reconhecido ou não; se custoso ou não, mas se nos sentimos realizados nele. É interessante que a palavra trabalho vem do latim tripalium, que era um instrumento de tortura de três pernas (tripalium). Quem criou esta expressão trabalho, derivada de tripalium, viu trabalho como uma tortura, e para muita gente é enfado. Mas muitas outras é fonte de realização.

E quando o trabalho se torna um problema? Pensando nisto, especialmente na vida moderna, na correria do dia-a-dia para ganhar o pão, na exaustão de muito trabalho que a própria vida nos impõe. Lembramos das palavras de Salomão que diz: Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus." (Ec. 2.24). Em toda a Bíblia, Salomão é o que mais fala sobre o trabalho das mãos dos homens. E ele chega a uma conclusão intrigante: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? (Ec. 1.2,3).

De fato. O sentido da vida não está no trabalho, nem no ganho que ele traz, mas no Deus cuida de nós e garante o nosso sustento, como diz o salmista: Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados enquanto dormem. (Salmo 127. 2).

Contudo muitos ainda não entenderam isso. E estão prejudicando a própria saúde física, mental e espiritual, fazendo que tudo se torne vaidade.

Trouxemos então, de forma bem humorada algumas dicas para termos um infarto feliz, preparado pelo cardiologista Dr. Ernesto Artur, mostrando que muitos de nós não têm levado a sério a mordomia da vida e tem descuidado de sua própria saúde:

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias e conselhos. Aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego tome logo estimulantes e energéticos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: Eu sou a minha própria religião.

O Dr. Artur completa: TENHA - UM - INFA RT O - FELIZ! A escolha é sua!

Pr. Nelmo Monteiro Pinto