sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Terra do Avivamento?

Há dez anos, uma igreja local saiu divulgando a seguinte propaganda: “Manaus terra do avivamento”. trazia consigo um novo modelo de crescimento, “O G-12”. Neste mesmo período um pastor, líder de uma grande denominação da cidade, foi ter com um pastor amigo meu, e disse que "Deus o havia revelado uma nova 'visão' de crescimento, e que através desta, todos os habitantes de Manaus, se converteriam; 'Nenhuma alma se quer deixaria de receber Jesus'". (sic)
Temos visto durante esse tempo um grande esforço que estas igrejas tem feito neste sentido. Porém, Já se passaram oito anos, e ainda não vimos o cumprimento de tal “profecia”. Quero deixar claro, que não somos incrédulos.  Cremos no poder transformador da Palavra de Deus, e cremos que no decorrer da história Deus pode avivar um povo, conforme seu propósito.
Todavia, o que temos visto é uma grande movimentação de crentes saindo de suas igrejas e indo para outra “mais avivada”. Fazendo o que os sociólogos chamam de migração entre igrejas. O fato é que Manaus, demograficamente, nestes últimos anos tem crescido muito. Isto é reflexo do que tem acontecido por todo o país. E como resultado deste crescimento é percebível a qualquer um, que a violência urbana tem alcançado níveis nunca antes atingidos. O numero de motéis e os chamados “inferninhos” tem aumentado terrivelmente. A quantidade de divorcio e famílias destruídas só tem subido. Também a corrupção e o desrespeito as leis tem sido praticado desde a mais alta esfera da administração pública até o Zé do quiosque da esquina. Ainda, temos visto que a prática e o apologismo do homossexualismo só têm elevado.
Se existe alguma coisa que tem deixado de crescer e diminuído é qualidade moral e espiritual da população. Isso tudo não é novidade para nós. Talvez alguém diga: Puxa, o pastor só mostra as coisas ruins. Cadê as boas? Não preciso fazer isto. Basta ligar a TV, o radio ou ler os jornais, para ver as boas e as ruins. E então? o que mais temos visto?
Que algumas igrejas têm crescido é também verdadeiro. Isto é natural. De certa forma, tem atingido algum resultado. Seríamos injustos se não reconhecesse isto. Mas, onde está o avivamento? Porque pararam de difundir tal propaganda? Porque a sociedade não foi mudada. Tudo isso me preocupa. Se existe uma coisa que a maioria não entendeu é que Deus age como quer, quando quer e sobre quem ele quer.
Na história dos avivamentos, aonde houve realmente um despertamento, houve também, mudanças drásticas na vida espiritual e social daquele lugar, causando um “contagio” em busca pelo conhecimento e esclarecimento da Palavra de Deus. Tão somente isto. “O evangelho é o poder de Deus para Salvação de todo aquele que crer”.
Certamente o nosso país precisa e muito deste evangelho. A pregação genuína da Palavra sem a mistura do misticismo, do gnosticismo, do pragmatismo, do imediatismo... O evangelho que transforma o pecador, um cristianismo que abandona o pecado e glorifica Deus. Estou esperando este avivamento! Não na cidade. Não na denominação tal. Não na região tal. Mas na vida dos que já são crentes em Jesus. Um despertamento espiritual que gera mudança de comportamento. Um brilho moral e ético no meio desta geração perversa. Uma atitude de compaixão para com o pecador. Enfim, cumprir seu real papel neste mundo: Salvação. Meu irmão, ore para que nós tenhamos amor pelas almas perdidas, e para que você e eu sejamos instrumentos de salvação neste lugar. Deus te chamou para isso! Seja você um avivamento. Seja você a estratégia de Deus para alcançar o perdido.
Que Deus te abençoe.                                                          

Pr Nelmo Monteiro Pinto