segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nazinha & Cidinha... Muy amigas!

O Círio de Nazaré (da Senhora de Nazaré, ou Nazinha) é talvez a maior festa romano-babilônica, que acontece, há dezenas de anos, assim como estará acontecendo nestes três dias - de hoje até domingo - 11 de outubro, 2009. Trata-se de uma réplica da romaria da Senhora Aparecida (ou Cidinha). E como a região amazônica tem água sobrando, a romaria é realizada mais dentro da água do que em terra, uma prova de que “Nazinha” não é hidrófoba.O Diabo adora copiar Deus e até copia a si mesmo. Portanto, esse orangotango maior do universo achou por bem copiar a Cidinha, dando-lhe o epíteto de Nazinha, a fim de conservar algemados todos os brasileiros do Norte, do mesmo modo como o são os do Sul e do Sudeste, nesta época de primavera, quando as flores são abundantes e a beleza do Brasil explode em todos os recantos.Essa festa idolátrica sempre acontece no Pará e, nesse período, a cidade fica completamente lotada de romeiros, não havendo vagas nos hotéis, nas pensões e até mesmo as casas de família se transformam em pensões de emergência, a fim de abrigar os iludidos romeiros.Certa vez, eu vi algo desse gênero, quero dizer de lotação esgotada, numa cidade. Foi em Frankfurt, Alemanha, em 1967, quando lá chegamos para o Congresso Internacional de Química. Não havia vaga em hotel algum. Meu marido ficou apavorado, pois era do tipo que exigia sempre bons hotéis e estávamos exatamente chegando de Berlim, onde havíamos nos hospedado no Park Zellermeyer, um cinco estrelas muito conhecido naquele tempo. Fomos abrigados numa pensão horrorosa, cujo banheiro era para uma porção de hóspedes e... o que é pior, na zona de prostituição daquela cidade.Certa manhã, enquanto meu marido estava no Congresso, saí com a filha de nove anos para comprar umas frutas. Os homens passavam e me olhavam com olhares libidinosos (por incrível que pareça eu era bonita, quando tinha 37 anos de idade). Graças a Deus, até em certos locais os alemães são cavalheiros, e um deles parou, me examinou da cabeça aos pés e disse: “Que mulher linda, pena que esteja segurando uma criança pela mão”.Fiquei apavorada e quando meu marido voltou do Congresso, contei-lhe o incidente. Ele riu à beça e com aquela fleuma germânica, ainda caçoou de mim, com estas palavras: “E se você estivesse sozinha, teria aceitado o convite do cavalheiro?” Fiquei com tanta raiva que joguei o conteúdo de um copo de coca-cola em cima dele... Nordestina violenta como só eu mesma, oxente!Mas, voltando a Nazinha, sua festa ocorre em praticamente todos os municípios do Pará e todas as organizações e instituições públicas fazem o seu "Círio" particular. É difícil, no mês do Círio, comer em um restaurante que não tenha um altar com a deusa Nazinha entronizada. Todos os paraenses, nesse período, estão com os nervos à flor da pele e comentar algo contrário a esta deusa minúscula, de pele cor de chocolate, é uma afronta. Quem quiser entrar com a própria barriga numa peixeira de meio metro de comprimento basta dizer que Nazinha não é a grande santa entronizada no céu, ajudando o filho dela a julgar os vivos e os mortos (Sim, porque morre muita gente boa durante a festa, visto como, na verdade, Nazinha precisa de almas para entregar ao chefão da máfia infernal).A imagem (original) fica em um altar suspenso na principal igreja, chamado "altar da glória". Uma vez por ano o ídolo desce, e eles dizem (o povo, os jornais, o rádio...) que "Nossa senhora de Nazaré, desce da glória, para o meio de seu povo". É algo impressionante, a devoção e loucura desse povo. Existe ainda o chamado "almoço do Círio", no qual o comércio se esbalda, sendo este conhecido como o "natal dos paraenses".Tudo isto nos remete a Jeremias 7:17-18: “Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira”.O resultado pode ser visto em Jeremias 7:20, "Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á, e não se apagará”.O mundo está sendo assolado por pestes, enchentes, terremotos e outros flagelos da natureza, porque o nosso Deus está cansado de tanta idolatria causada pela ignorância bíblica e Sua ira começa a ser vista em todos os quadrantes do planeta.No período conhecido como "A Grande Tribulação", a coisa vai ficar mais escura do que a pele da Nazinha e da Cidinha. Que Deus tenha misericórdia de tantas pessoas que eu amo, muitas delas envolvidas nessa deplorável prática idolátrica. Quem, neste imenso Brasil, não tem parentes envolvidos com a Meretriz Romana? Eu mesma tenho uma porção deles e estou sempre orando para que se convertam a Cristo, para não sofrerem a maldição das pragas do Apocalipse, durante o governo do Anticristo, que vai ser tenebroso!

Escrito por Mary Schultze,10/10/2009.