quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Você está satisfeito?

Foi o nosso grande Guimarães Rosa, quem escreveu “O animal satisfeito, dorme”. O autor percebeu tão bem que a condição humana perde substância e energia vital, toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão. Rende-se assim à sedução do repouso e imobiliza-se na perigosa acomodação.
O pensador Mario Sérgio Cortella, que aborda o tema, diz que a satisfação não deixa margem para a continuidade, para prosseguimento, para a persistência, para desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Diz ainda, que, quando alguém nos fala: Fiquei muito satisfeito com você ou Estou muito satisfeito com seu trabalho, é algo assustador.

Explica ele que tal expressão pode ser entendida como uma barreira ao crescimento, dizendo que nada mais de nós desejam, ou que aquele é nosso limite, nossa possibilidade. O está bom como está pode ser um grande cerceador da evolução, pois pode nos acomodar à situação atual. Segundo ele, seria muito melhor ouvir a seguinte expressão: Seu trabalho é bom mas fiquei insatisfeito, e portanto, quero conhecer outras coisas.

Percebamos que ele se utiliza da expressão insatisfeito, não para criticar ou depreciar o trabalho, mas para incentivar seu autor à continuidade. Um bom filme, por exemplo, não é aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando quietos para a tela, enquanto passam os créditos, desejando que não acabe? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos no colo, absortos e distantes, pensando que poderia não terminar? Um bom passeio, uma boa viagem, não é aquela que desejamos se prolongue, que nunca acabe? É desta forma que, segundo Cortella, a vida de cada um também deve ser, afinal de contas, não nascemos prontos e acabados.

Ainda bem, pois estar plenamente satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento. Termina ele dizendo que somos seres de insatisfação, e precisamos alguma dose de ambição em nossas existências. O animal satisfeito dorme, pois não tem objetivos de vida, não tem razão para sair do lugar.

Trazendo para nós crentes em Cristo Jesus. Será que também estamos dormindo, satisfeitos e confortáveis com nossa atual condição espiritual. Pergunto a você que é crente a muito tempo: Você está satisfeito com a vida cristã que tem levado? Está contente com o tipo de comunhão que está tendo com Deus e com seu povo? Está feliz com a quantidade e qualidade de tempo que tem dedicado a oração e leitura da Palavra de Deus? Está confortável com os frutos que tem dado a Deus pelo testemunho de sua vida? Quantas almas você já levou a Cristo? Está álacre vendo milhares de pessoas todos os dias morrendo e indo para o inferno? Está contente com a atual situação de corrupção, imoralidade, violência, cegueira espiritual, idolatria em que vive nossa sociedade? Está feliz vendo cada vez mais pessoas indo as igrejas na busca de benção materiais e curas milagrosas, enchendo o bolso de falsos profetas, ao invés de salvação de suas almas? Está satisfeito vendo bancos vazios em nossas igrejas, enquanto milhares estão afundadas em miséria espiritual? Enquanto você está lendo este artigo, neste exato momento, milhares de vidas ao nosso redor estão afundadas e arruinadas pelo pecado que certamente as condenará eternamente se não ouvirem as boas novas do evangelho de Jesus Cristo.

Porque está parado aí, vendo as horas, os dias, semanas e anos passarem enquanto o inimigo de nossas almas, que não dorme, nem descansa, trabalhando para roubar, matar e destruir vidas e mais vidas. “O crente satisfeito, dorme”. Meu coração arde como o de Jesus vendo tamanha incredulidade: “Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?” (Mt. 17.17). Podemos acrescentar: Até quando dormireis? Até quando ficaremos aqui parados? “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (Jo. 9.4) “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”. (Rm. 13.11) “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” (Ef.5.14).

Voltemos a Cortella, quando ele diz que “satisfeito” é aquele que parou no tempo, parou de cresce, de produzir, e que não há continuidade. Vemos assim a vida de muitos crentes com o passar do tempo perderam substancialmente sua energia espiritual, a alegria e o vigor daquele primeiro amor do momento da conversão, se foi..., “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap. 2.4,5).

Diante de tudo isto, se ainda estiver “satisfeito”. Sugiro que reflita bem se seu cristianismo é autentico. Mas se há em você uma inquietude interior, e um desejo intenso de crescer, melhorar espiritualmente e fazer algo. Então, ponha-se nas afetuosas mãos do nosso Deus, para que ele o use na obra do reino. Não há mais tempo a perder. O evangelho tem pressa. É necessário “desembaraçar-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, e corrermos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hb.12.1). Deus nos faça seres de “insatisfação” espiritual.

Pr Nelmo Monteiro Pinto

nelmomonteiro.blogspot.com