sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tentando ser pastor

por Edvar Gimenes de Oliveira:



Desde que me senti vocacionado para o pastorado tenho tentado ser pastor.



Tenho tentado não permitir que a figura de executivo de empresa

religiosa ou de artista de show da fé encarnem minha personalidade ou

determine o perfil das atividades pastorais.



Tenho tentado não deixar que a paranóia pelo aumento de frequentadores

nos cultos ou das receitas financeiras, sacrifiquem a fidelidade a

valores universais do Reino de Deus, como amor, justiça, graça,

misericórdia, verdade, liberdade, honestidade...



Tenho tentado olhar as pessoas como gente e não como cifrões e

estimular a igreja a gerenciar seus recursos financeiros com

transparência, austeridade e democracia, visando alcançar objetivos

estabelecidos à luz de ensinos e exemplos de Jesus.



Tenho tentado ser fiél a princípios bíblicos que perduram no tempo e

espaço, distinguindo-os daqueles que retratam a cultura de uma época.



Tenho tentado ensinar a Bíblia reflexivamente e não reprodutoramente,

estudando demoradamente, com interessados, textos que possam ajudá-los

a construir um estilo de vida saudável para si e coletivamente.



Tenho tentado não valorizar ou discutir picuinhas doutrinárias,

responsáveis por partidarismo político religioso, geradas por líderes

egocêntricos e dominadores travestidos de falsa espiritualidade.



Tenho tentado ser eticamente liberal, naquilo que, acredito, devemos

ser liberais; conservador, naquilo que, acredito, devemos ser

conservadores, sem me preocupar em me enquadrar num rótulo que possa

agradar este ou aquele segmento da igreja, das estruturas religiosas

ou da sociedade em geral.



Tenho tentado ser honesto na exposição de meus pensamentos,

compartilhando a forma como entendo os acontecimentos da vida sem

buscar aplausos de platéias, sejam elas quais forem.



Tenho tentado tratar com respeito o direito que todos temos de

construir e preservar nossas próprias opiniões. No que depende do meu

espaço de influência, tenho defendido o direito de discordarmos e

expressarmos nossos pontos-de-vista, mesmo diferentes dos do grupo

transitoriamente dominante.



Tenho tentado priorizar o ser verdadeiro, muito mais do que o ser

político ou popularmente marqueteiro.



Tenho tentado divulgar, através da imprensa, idéias que possam sem ser

úteis ao povo e não instrumentos de propaganda de um segmento

religioso. Faço isso na crença de que Deus não está interessado no bem

estar somente de pessoas filiadas a partidos religiosos, conhecidos

por uma infinidade de nomes – marcas - eclesiásticos. "Deus amou o

mundo...", portanto, não somente os frequentadores de igreja.



Tenho tentado ser um pastor disponível.



Tenho tentado me relacionar bem com todos, não fugindo de

divergências, discussões, às vezes calorosas e necessárias, sem,

entretanto, guardar mágoas ou amarguras que bloqueiem os não menos

calorosos e necessários momentos de afeto.



Tenho tentado ser transparente, não blefar, nem usar de meias

verdades. Quando preciso dizer sim, tento dizer sim; quando não, não.



Tenho tentado não fugir de adotar medidas dolorosas, quando uma

omissão colocaria em risco o bem-estar de um grupo maior de pessoas.



Tenho tentado compatibilizar interesses individuais com os

institucionais, pois, embora o indivíduo valha mais do que a

instituição, sem instituições a vida individual murcharia.



Tenho consciência de ter pecado muitas vezes na caminhada ministerial.

Nem sempre acertei o alvo, nas minhas tentativas. Nem sempre pude

prever e muito menos evitar, efeitos colaterais dolorosos que não

gostaria que tivessem ocorridos em certas tentativas de acerto.



Meus pecados, entretanto, não têm sido por falta de tentativas

sinceras e bem intencionadas, nem, muito menos, por má-fé. Por isso,

continuarei tentando, não desistirei de ser pastor.



Espero que aqueles que me cercam, compreendam e ajudem-me no

cumprimento da minha vocação. E, como eu tenho tentado ser pastor,

continuem eles, também, tentando ser verdadeiras ovelhas de Jesus

Cristo.



Fonte: http://www.coisasdavidadoego.blogger.com.br/