quinta-feira, 9 de julho de 2009

Alegria nas provações


“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. (Tiago 1.2)

Os primeiros leitores da carta de Tiago estavam enfrentando a prova da perseguição. Em Atos 8.1-4 lemos que os discípulos em Jerusalém foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria por causa de uma grande perseguição. Estêvão havia sido apedrejado por pregar o nome de Cristo e outras vidas estavam sendo ameaçadas. Por isso,fugiram da cidade para poupar suas vidas. Nesta dispersão, porém, foram para toda parte pregando o evangelho. Tiago escreveu justamente para essas pessoas. Ele começa a carta dizendo: Tiago... Às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações” (Tg. 1.1).
Você consegue se colocar na posição destes irmãos? Tente imaginar os pensamentos que devem ter passado pelas suas mentes. “Será que vale a pena seguir Jesus?”, “Por que ter fé me obriga a mudar de lugar?”, “Estou cansado de sentir medo, de sempre ficar atento aos perseguidores, dia e noite”. “É difícil demais ser cristão. Voltarei ao que era antes, uma pessoas comum”. “Posso acreditar em Deus, sem ter todos estes problemas?”. Este é o primeiro assunto abordado por Tiago logo no inicio da carta. Vale a pena, sim, ficar firme no Senhor! Inclusive, ele diz, devemos contar como alegria o passar por provações. Mas por que? Como é que as provações podem nos trazer alegria? É porque cada vez que passamos por provações, confiantes em Deus, a nossa fé fica mais forte; isto por sua vez produz perseverança, e a perseverança nos torna pessoas integras e maduras. Então, é uma benção passar por provações. Esta idéia deixa muita gente perplexa, talvez por isso os pregadores da prosperidade o desprezam.
Meus irmãos Deus não está pedindo nada além da nossa capacidade. A alegria aqui referida não na dor ou no sofrimento, não somos loucos, nem masoquistas. Mas a que consiste em saber que tudo vai passar e passarmos por tais provações produzirá em nós o benefício do amadurecimento espiritual. Aprendemos aqui um princípio espiritual: as provações que passamos e vencemos confirmam a nossa fé. Na hora da adoração, no culto, é fácil ser crente, vemos muito entusiasmo, emoções aparentes, sensações e tudo mais, mas quando sua vida não vai bem, quando vem a provação, somente aqueles que tem uma fé real e fortemente alicerçada na Palavra permanecem em Cristo.
Pensamento do Dia: O fogo é a prova do ouro; a adversidade dos homens fortes (Anônimo)
escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado.