sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fé e obediência

Leitura: Tiago 2:14-17
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”
(Tg. 2.17)

Sofia faz parte da igreja há muitos anos, sendo convertida logo depois do seu casa­mento. Contudo muitos irmãos da igreja nem a conhecem. A razão é que Sofia raramente tem tempo para freqüentar os cultos ou participar das atividades da igreja. Ela é muito ativa em grupos políticos e sociais no bairro onde mora. Sempre está recebendo parentes ou amigos em sua casa. Por isso, não sobra tempo para as atividades congregacionais. Vários irmãos já falaram com ela sobre sua ausência, mas Sofia afirma: "Minha fé é forte. Não tenho que ir ao prédio da igreja par a ser espiritual. Posso ler a Bíblia e orar em minha própria casa."
Os anos se passaram e os filhos de Sofia foram crescendo, não no ambiente de um grupo de crianças e adolescentes cristãos, mas num círculo mundano. Raras vezes Sofia os levou à Escola Dominical ou à Escola Bíblica de Férias ou ao grupo de Jovens. Agora, quando eles vão, sentem como se fossem visitantes.
Sofia chamou recentemente o filho mais velho, agora com 16 anos, para ir com ela a uma campanha evangelística na igreja. "Quem sabe," pensou, "ele já está pronto para se batizar em Cristo. Já tem idade para entender bem". Quando ela mencionou esta idéia para o filho, ele se espantou. "Eu me batizar? Mas, por que?" "Filho, você tem visto a minha fé durante estes anos todos e..."
"Sua fé, Mamãe? Eu nunca vi a senhora dando a mínima importância às atividades da igreja nem às coisas espirituais. Para mim, a fé não é tão importante; o que importa é o estudo para que possa ter uma vida boa daqui a alguns anos." Estas palavras chocaram a mãe. Porém, a Escritura já alertou: "Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta" (Tiago 2.17).
Em toda a Bíblia, o plano de Deus pode se resumir em duas palavras: fé e obediência.
Nos relacionamentos entre o Criador e o homem, desde o princípio, era necessário que o homem aceitasse a palavra do Senhor e cumprisse a vontade dele. Ninguém vai obedecer a uma ordem se não acreditar nela e, se acreditar mesmo, irá obedecer. Fé e obediência, crer e observar, acreditar e fazer: estes conceitos andam de mãos-dadas. Não deve haver um sem o outro.

Pensamento do Dia: Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEle; aquele que confia em Deus, obedece-lhe (Charles H. Spurgeon)

Escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado