sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como vencer as tentações

Leitura: Tiago 4:7,8
“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Co. 15.57).

Será que realmente não temos possibilidade de vencer as tentações? Apesar da sua luta contra o pecado, Paulo declara com absoluta certeza que Deus não permite que o cristão seja tentado além das suas forças, mas proverá livramento para que ele possa suportar (1Co. 10.13).
O primeiro passo, então, é se entregar a Jesus Cristo, se tornando cristão, para receber esta promessa. Aquele que foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado", pode suprir a força necessária para vencermos (Hb. 4.15). A palavra de Deus nos mostra outros passos a seguir para sermos vitoriosos sobre a tentação.
1) Pedir - O cristão tem o privilégio de falar diretamente com Deus e pedir sua ajuda contra a tentação. "Acheguemo-nos, portanto, confiadamen­te, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hb. 4.16).
2) Resistir - Tiago dá um conselho prático: "Resista ao diabo, e ele fugirá de você" (4.7). Ficar perto da tentação, contemplando e querendo fazer aquilo que não deve, é garantir a derrota. Lembre-se do exemplo de José em Gênesis 39: quando a mulher de Potifar insistiu que cometesse pecado com ela, ele saiu correndo, fugindo da tentação.
3) Receber - A palavra de Deus é uma arma eficiente contra os ataques de Satanás. Tiago nos diz para acolher a palavra implantada em nós que é poderosa para salvar as nossas almas (Tg. 1.21). O salmista escreve: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (SI 119.11). Até Jesus venceu a tentação desta maneira (Mt 4.1-11).
4) Controlar - O pecado começa em nossos pensamentos. Controlar aquilo que pen­samos é um passo muito importante para vencer a tentação. "Tudo o que é verdadeiro, respeitável,... justo,... puro,... amável,... de boa fama, se alguma virtude há, e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe vosso pensamento" (Fp. 4.8). Quando nossas mentes estão ocupadas com tudo que é bom, não deixamos espaço para a cobiça tomar conta. Sem cobiça, não haverá pecado.
5) Confiar - Nós temos um Deus que já garantiu a vitória. É só confiar nele, aquele que é "poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pen­samos, conforme o seu poder que opera em nós" (Ef. 3.20).
Seguindo estes passos, venceremos as tentações que Satanás coloca em nosso caminho!

Pensamento do dia: São necessárias duas pessoas para fazer da tentação um sucesso; você é uma delas (Anônimo)

Escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado