quinta-feira, 9 de julho de 2009

Precisamos de Sabedoria


“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1.5)

Ontem vimos como o crente pode tirar proveito das tribulações. Mas isto não se dá sem que tenhamos sabedoria. Precisamos dela para enfrentarmos as dificuldades da vida. Diariamente, enfrentamos situações, provações e oportunidades que exigem de nós sabedoria além de nossa capacidade. A vida exige de nós que tomemos decisões e muitas delas difíceis. Tiago nos diz que a soluções, porém, é simples: pedir a Deus. O Senhor Deus é a fonte da sabedoria verdadeira, e dá esta sabedoria a todos que lhe pedirem.
Não se deve confundir sabedoria com conhecimento. Ter conhecimento da palavra de Deus é saber o que a Bíblia ensina. Sabedoria, porém, é bom senso de pôr em prática os princípios e as instruções que ali encontramos. O conhecimento pode ser pode adquirido por meio de esforço próprio, estudo ou memorização. A sabedoria se dá através da bondade de Deus. As palavras “peça-a a Deus... e ser-lhe-á concedida” (Tg.1.5) soam como um eco das palavras do próprio Senhor Jesus quando ele falou: “pedi, e dar-se-vos-á” (Mt. 7.7). O nosso Pai celeste quer nos dá tudo que é bom e útil para nossa vida. A sabedoria nos ajuda a suportar a provação com perseverança e a viver de maneira mais proveitosa. O Rei Salomão no Antigo Testamento é um exemplo claro de maneira em que o Senhor Deus dá sabedoria liberalmente para os que a buscam. Logo no começo do reino de Salomão, o Senhor apareceu a ele, dizendo: “Pede-me o que queres o que eu te dê” (1Re 3.5). Salomão poderia ter pedido riqueza, vida longa, poder ou força militar, mas ele pediu “um coração compreensivo... Para que prudentemente discirna entre o bem e o mal”. Ele estava pedindo sabedoria e Deus se agradou deste pedido, concedendo-lhe tal sabedoria que Salomão é conhecido ainda hoje por esta qualidade.
Há, porém, uma exigência em relação ao pedido de sabedoria: temos de pedir com fé (Tg. 1.6). Temos que confiar que Deus é poderoso para responder e que ele quer nos dar aquilo que estamos pedindo. Lemos em Hebreus 11.6 “sem fé é impossível agradar a Deus...”. A dúvida leva a pessoa a aceitar uma idéia, mas ouve outra, ela muda. É como a onda do mar. Ora crer, ora deixa de confiar no poder de Deus. É necessário, portanto, pedir confiando que receberemos o auxílio, a força, a direção, a solução para os momentos tão difíceis da nossa vida.

Pensamento do Dia: A essência da sabedoria está em antes de começarmos agir ou de tentar agradar a Deus, descobrir o que ele tem a dizer sobre o assunto (D. Martyn Lloyd-Jones)
escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado.