quinta-feira, 9 de julho de 2009

Felizes os Atribulados


“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tiago 1:22)

Que idéia estranha! Como alguém pode ser feliz passando um momento de tribulação? Como pode ser isso? Será que a mãe cujo filho está doente pode dizer: “Que bom que meu filho está sofrendo?” ou um pai de família que perdeu o emprego pode pensar: “Que alegria em saber que não podemos mais pagar nossas contas?” Este ensino não nos parece razoável. Como conciliar as duas idéias? Alegria e tribulação?
A nossa reação normal às provações é evitá-las se for possível. Entretanto, se eu esperar a ausência de problemas para gostar da vida, irei desperdiçar uma boa parte dela. Se mesmo nas horas difíceis nos lembramos que algo bom pode resultar desta provação, podemos aproveitar a vida ao máximo. Esta é uma das maneiras de ter aquela “vida abundante”que Jesus prometeu (Jo. 10.10). Para ter esta atitude, precisamos ter confiança nas promessas de Deus de que ele está trabalhando em tudo para o bem daqueles que o amam (Rm. 8.28).
A vida de José, filho de Jacó, mostra com clareza este principio. Ele foi vendido por seus irmãos com escravo, levado para uma terra longe de sua família, posto na prisão injustamente e ali esquecido por aqueles que havia ajudado. Em termos humanos não há nada animador sobre estas situações e todos os anos que teve que suportá-las. Porém, Deus estava preparando José para um período em que iria desempenhar um papel de suma importância na história de seu povo. Muito tempo depois, José afirmou aos seus irmãos: “Vós na verdade, intentaste o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem” (Gn. 50.20).
O resultado de aprender a viver desta forma é duplo: ter uma vida feliz aqui na terra e receber a coroa da vida no porvir. Tiago declara bem-aventurada (verdadeiramente feliz) a pessoa que suporta com perseverança a provação. Há pressões de todos os lados nos incentivando a renunciar a fé e desistir da carreira cristã. Satanás não para de colocar obstáculos em nosso caminho. O mundo tentando nos seduzir. É nesta hora de pressão que podemos ver o valor das provações que já passamos, pois a vitória sobre cada uma, nossa fé fica mais forte, e que produz perseverança em nós. Então, podemos entender: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele”(Fp.1.29).

Pensamento do Dia: O propósito das provações da vida é a edificação, não o nosso prejuízo (Francis Bacon)
escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado.