sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como Deus dá Sabedoria

Leitura: Tg. 1:7,8.
“Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”. (Tg. 1.7)


A expressão “ânimo dobre” é usada somente duas vezes no Novo Testamento. E as duas em Tiago (1.8 e 4.8). Ela significa duas almas, dois espíritos ou duas mentes em conflito uma com a outra: Uma crê em Deus e a outra não. Contudo, em oração, temos de entregar tudo a Deus. Não podemos olhar em duas direções ao mesmo tempo. Há pessoas que aceitam Cristo como o Salvador e começa uma vida com ele. Porém, continuam a fazer homenagens ou petições a imagens ou espíritos, além de pedir a Deus. Estas são pessoas de ânimo dobre, divididas nos pensamentos. Existem outras pessoas que dizem aceitar Cristo mas não mudam a suas vidas. Falam de um modo mas vivem de outro. Este é outro exemplo de pessoas de ânimo dobre. Não vão alcançar coisa alguma do Senhor. Tiago diz que estas pessoas devem limpar os corações, achegar-se a Deus e se purificar (Tg. 4.8). O autor de provérbios descreve o oposto do ânimo dobre quando escreve: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv. 3.6).
Como Deus atende as nossas orações, dando-nos a sabedoria que precisamos?
1) A Palavra de Deus - Ele já deixou para nós a sua Palavra que nos oriente sobre situações da vida. Esta Palavra é útil para o ensino, para repreensão e para educação na justiça (2Tm. 3.16). O Senhor nos deu muitas instruções sobre situações mais variadas, tais como: Relacionamentos em família, boa administração do dinheiro, como tratar nosso chefe, educação de filhos e como agradar a Deus. Muitas vezes não sabemos como agir porque ainda não procuramos a resposta nas Sagradas Escrituras.
2) Pessoas experientes - Deus responde nossas petições através de outras pessoas. Alguém mais com mais experiência de vida ou mais maturidade em Cristo pode nos dar bons conselhos.
3) Portas abertas ou fechadas - Deus nos orienta através das circunstâncias da vida, abrindo ou fechando portas. Normalmente é mais fácil ver esse tipo de ajuda olhando para os anos que já passaram e vendo a mão de Deus facilitando certas decisões e impossibilitando outras. Podemos orar e pedir a Deus que abra as portas sábias na nossa vida e feche os caminhos que não dariam certo.

Pensamento do Dia: Se queremos sabedoria peçamos ao Senhor que atende-nos dando uma visão mais clara do problema que precisamos resolver.

Escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado