sexta-feira, 17 de julho de 2009

Quebrando o preconceito

Leitura: Tiago 2:8-13
“se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores”(Tg. 2:9)

O que Tiago quis dizer com as palavras "acepção de pessoas"? Na língua original elas querem dizer "acepção de rostos", isto é, julgar a pessoa com base em sua fisionomia ou sua aparência. É ter uma idéia pre­concebida sobre alguém, antes mesmo de conhecê-lo. Esta é a maneira mundana de agir, mas nosso padrão como cristãs vem do exemplo que nosso Mestre nos deixou. Jesus, o próprio Filho de Deus, veio ao mundo para viver e morrer em nosso lugar, enquanto nós ainda éramos pecadores (Rm. 5.8), pessoas inaceitáveis para Ele. A Bíblia nos diz que devemos ser perfeitas como nosso Pai é perfeito (Mt 5.48). Qual é a atitude do Pai em relação às pessoas? A pregação de Pedro a Cornélio afirma que Deus não faz acepção de pessoas, mas qualquer que faz a vontade dele é aceitável (Atos 10). O julgamento dEle não fará acepção de pessoas, julgando segundo as obras de cada um. Quando o Senhor indicou a Samuel quem era o escolhido para ser o próximo Rei de Israel, afirmou: "porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (1Sm.16.7). Portanto, precisamos aprender a olhar o coração das pessoas, isto é, realmente conhecê-las, e não julgá-las de acordo com a aparência. Quais são alguns preconceitos que temos hoje? Às vezes julgamos baseados no nível econômico da pessoa. Supomos que os ricos não têm interesse em coisas espirituais. Por outro lado, falta vontade para pregar a pessoas pobres, sujas ou rudes. Julgamos às vezes de acordo com o nível social e escolar, cor da pele, nacionalidade ou deficiências físicas. Precisamos entender, quanto a estes fatores, que cada pessoa é um indivíduo feito à imagem de Deus. Cada pessoa que conhecemos e cada visita que comparece aos trabalhos da igreja, pode ser alguém que vai aceitar Cristo. Por isso, devemos tratar todos com o mesmo respeito e disposição para ensinar o caminho de Cristo. Precisamos lutar contra qualquer tendência para fazer acepção de pessoas e aprender a aceitar todas como também nosso Pai as aceita. No fim deste trecho, Tiago nos mostra como mudar nossos corações. Ele nos diz que a misericórdia triunfa sobre o juízo. Você tem preconceitos? Quer vencê-los para servir fielmente a Cristo? Então, precisamos desenvolver a qualidade de sermos misericordiosos. Usando de misericórdia para com os outros, tiramos das nossas vidas os preconceitos que nos impedem de sermos praticantes da palavra.

Pensamento do Dia: O preconceito é tão pecado quanto matar alguém (NMP).

Escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado