sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tornando-se praticantes

Leitura: Tiago 1:22-25
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. (Tg. 1.22)

Para se aprender a nadar, o aluno tem de ouvir bem as instruções do professor e praticá-las. Se o aluno somente ouvisse as explicações mas nunca entrasse na água, ele não aprenderia a nadar. A aprendizagem na vida cristã é semelhante à natação. Temos de ouvir as instruções que Deus deixou na sua palavra e praticá-las em nossas vidas. Não podemos agradar a Deus sem pôr em prática os seus mandamentos. Se pensarmos que é possível viver a vida cristã somente ouvindo a palavra, estamos nos iludindo. O ouvinte que não pratica é semelhante a uma pessoa que olha no espelho e vê seu rosto, mas quando se retira, logo esquece como era sua aparência. O espelho serve para mostrar o que deve ser corrigido na aparência física. Temos o costume de olhar no espelho várias vezes por dia e, de acordo com o que vemos, penteamos o cabelo, lavamos o rosto ou ajustamos a roupa. A palavra de Deus é como um espelho espiritual. Olhando nela podemos ver o que precisa ser corrigido em nossas vidas. Ouvir a palavra, sem modificar a vida, é igual a ver no espelho o cabelo despenteado e não fazer nada. Neste caso, o que adianta olhar? Tiago ensina como a palavra de Deus se torna valiosa em nossas vidas. 1) Temos de considerar "atentamente na lei perfeita" (Tg. 1.25). É necessário ouvir as Escrituras e prestar atenção nos ensinos de Jesus. Fazemos isto através de leituras bíblicas, meditação sobre passagens, estudos bíblicos profundos, sermões e aulas, sempre nos esforçando para entender o significado de cada passagem. 2) É preciso pôr em prática os pontos aprendidos, se tornando "operoso praticante". "Operoso" significa aquele que faz. Quando a palavra diz que devemos tratar outros como queremos ser tratados (Mt. 7.12), devemos começar a agir assim. Quando aprendemos que não devemos nos preocupar com os bens materiais (Mt. 6.33), deixamos a ansiedade de lado. Com isso, vamos ouvindo a vontade de Deus e colocando-a em prática. 3) É necessário perseverar na prática da Palavra. Não é suficiente ouvir e praticar por algum tempo, alguns dias, um ano ou mais, e depois, quando vierem problemas e provações, desistir. A bênção do Senhor vem sobre quem fica firme no caminho certo até o fim. Esta pessoa será bem­aventurada no que realizar (Tg. 1.25).
Jesus ensinou este mesmo princípio numa parábola que ele contou sobre dois homens que construíram casas. O homem prudente construiu sua casa sobre uma rocha e ela resistiu à tempestade. Jesus disse que este homem representa aquelas pessoas que ou­vem e praticam as palavras dele. O outro homem, chamado de insensato, construiu sua casa na areia, e quando vieram o vento e a chuva, sua casa desabou. Que diferença entre aquele que só ouve e o que ouve e pratica! (Mt. 7.24-27).

Pensamento do dia: Sejamos operosos praticantes da palavra!

Escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado.