sexta-feira, 17 de julho de 2009

Há preconceito na igreja?

Leitura: Tiago 2:1-7
“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas”.

Sim, é a resposta.
O sol estava brilhando no céu azul naquele lindo domingo de abril.
Havia um clima de entusiasmo na frente do prédio da igreja. A razão? Era "Domingo do Visitante" naquela congregação, e os cristãos tinham feito muitos preparativos para esse dia. Alguns dos homens pintaram a fachada do prédio e lavaram os vidros, deixando tudo limpinho. Outras pessoas fizeram faxina no salão, enfeitando-o com flores.
As mulheres prepararam um almoço especial para ser servido depois do culto. E todos convidaram seus parentes, vizinhos, colegas de serviço e amigos para comparecerem. Até um grupo saiu pela vizinhança e foi de porta em porta distribuindo convites.
Chegou finalmente a hora marcada e todos estavam animados. Quem viria? Quais dos convidados aceitariam o convite? Vários casais foram designados para ficar na porta e receber os que iam chegando.
A primeira a chegar foi uma jovem senhora com dois filhinhos. Um dos casais a cumprimentou e mostrou onde sentar. Os outros comentaram baixinho: "Essas crianças parecem capetinhas. Será que vão bagunçar o ambiente do culto? Talvez ela deva sentar no cantinho para não ficar perto de muitas pessoas".
O próximo a chegar foi um casal de meia-idade, bem distinto de aparência, evidentemente de um nível social elevado. Vários dos introdutores rodearam os dois e os levaram a um lugar privilegiado. Pensaram: "Tomara que se sintam bem em nosso meio. Este casal poderia acrescentar muito ao nosso grupo".
Chegou em seguida um jovem, cabelo despenteado, calça rasgada, camisa amassada. Um dos homens se colocou na frente dele e perguntou bruscamente: "Quem te convidou?" O jovem explicou que havia achado um convite na calçada e sentiu vontade de ouvir mais sobre Cristo. O homem, com o rosto cheio de desconfiança, mostrou rapidamente um lugar no último banco e voltou depressa à entrada para ver se algum visitante mais interessante tinha chegado.
Qual destes voltará outra vez às reuniões da igreja para ouvir a palavra de Deus? Como os cristãos poderiam saber o que vai no coração de cada um? Será que alguém tomará tempo para saber que aquela jovem senhora perdeu recentemente o marido em um desastre e está lutando para sobreviver emocional e financeiramente? Será que alguém conversará tempo suficiente com aquele jovem para saber que ele veio à Capital para achar trabalho e sustentar seus irmãozinhos no interior, mas perdeu o emprego e está passando fome? Será que alguém se importa? Quais destes corações estão abertos para o evangelho de Cristo? Quais vão ter vontade de ouvir mais devido à acolhida dos cristãos? É possível avaliar o interesse de cada um pela aparência?
Tiago nos alerta em termos diretos: "Se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado". Não há dúvida; a fé em Jesus Cristo exclui a possibilidade de fazer acepção de pessoas.

Pensamento do Dia: Somente um homem medíocre avaliar o outro pela sua aparência (NMP)

Escrito por Jaqueline Foster Bost e adaptado